O número de casos de câncer tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. O tratamento, na maioria das vezes, provoca uma série de consequências físicas, emocionais e sociais. Pacientes, em geral, passam pelos efeitos colaterais do tratamento que causam incômodo e interferem negativamente no aspecto físico da qualidade de vida. Pacientes e seus familiares vivenciam sentimentos de medo, tristeza e incerteza da cura.
Esse tipo de tratamento requer a atuação de uma equipe interdisciplinar promovendo ações de saúde e educação eficazes que possibilitem minimizar o sofrimento de todos os envolvidos no processo de cuidar. O profissional de enfermagem oncológica é o membro da equipe que mais tempo permanece com o paciente e muitas vezes o primeiro a identificar os efeitos indesejáveis.
O Curso de Especialização Enfermagem Oncológica foi organizado para desenvolver, dentre outras, as competências necessárias ao cuidado integral centrado no paciente em todas as fases do diagnóstico, tratamento curativo ou no controle dos sintomas até a sua reabilitação. Para tanto, a metodologia utilizará recursos de bibliografias atualizadas e estudos de casos.